"A caridade é, em todos os mundos, a eterna âncora de salvação; é a mais pura emanação do próprio Criador; é a sua própria virtude, dada por ele à criatura." (O Evangelho Segundo o Espiritismo; 3ª Edição; Pág. 279)
Ensina o Espiritismo que Jesus "não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única. Se outras houvesse a serem preenchidas, ele as teria declinado." (O Evangelho Segundo o Espiritismo; 3ª Edição; Pág. 311)
O maior e mais grave erro do Espiritismo, é que no modelo de salvação alegado por ele, não há espaço para a obra de Deus a favor dos homens! O homem por fim deverá se esforçar por salvar a si mesmo através da caridade!
O desejo do mundo não é gozar da presença de Deus, mas de paz terrena, harmonia e tranquilidade entre os homens... mas tudo isto sob seu próprio governo.
O coração humeno se corrompeu e não aceita sujeitar-se mais ao governo de Deus.
Coisas boas tem sido aceitas prontamente pelo mundo, mas nada pode mostrar-se bom onde não é a sujeição a Deus e a Sua Palavra a raiz disto.
A Salvação ensinada nas Escrituras não se baseiam nas obras! Nunca, sob época alguma, a salvação foi conseguida pelos homens através das obras!
Após fazer a "caridade" a um homem aleijado Pedro se negou a atribuir salvação à sua própria ação.
Diz a Escritura:
"Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, visto que hoje somos interrogados acerca do benefício (Caridade) feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:8 a 12)
O Modelo de Salvação de Deus é este. Jesus é o único Caminho pelo qual podemos alcançar a Salvação de nossas almas e nossas vidas.Não precisamos nos estender muito nisso! Somente por Jesus podemos nos salvar. O ensino dos apóstolos é este: "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele [nos] amou a nós, e enviou seu Filho [para] propiciação pelos nossos pecados. "(1Jo 4:9 e 10)
Lemos mais:
"MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. "(1Jo 2:1 e 2)
Alguns alegam que "Fora da Igreja não há Salvação"... ERRADO!!!!
O Espiritismo acreditando estar num nível mais elevado diz que "Fora da Caridade não há Salvação" ... ERRADO TAMBÉM!!!
Devemos crer apenas na Escritura e dizer a plenos pulmões: "FORA DE JESUS CRISTO NÃO HÁ SALVAÇÃO"
Devemos crer apenas na Escritura e dizer a plenos pulmões: "FORA DE JESUS CRISTO NÃO HÁ SALVAÇÃO"
O que ensinamos é que "... nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho... "(Rm 5:10).
A Paz a todos através de Jesus. Amém.