"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Kasherut – Animais limpos…

Hoje descobri algo que considerei fascinante para quem procura conhecer as Escrituras em sua mais pura interpretação.

Adquiri um livro intitulado: “A Dieta de Jesus” – HLB editora, escrito por Heloísa Bernardes; Professora universitária na área de alimentação ortomolecular, lecionou na Anhembi Morumbi-SP, Farblac-DF, Newton Paiva-MG, FACHA-RJ, PUC-GO, ULBRA-RS.

O livro não trata em absoluto dos modismos atuais de dietas para emagrecer ou coisas do tipo, mas trata de SAÚDE.

Bem… vamos ao pequeno mas fundamental ensino:

A Bíblia trata de alimentação no que se refere a animais limpos e imundos dos quais se pode (no tempo presente) ou não comer. Na realidade são capítulos inteiros determinando quais são os alimentos “LIMPOS” e quais são os “IMUNDOS”.

Acredito piamente que as leis dadas a Moisés não são cerimoniais, mas que têm a ver com a sanidade moral e física dos homens. Mas o fato é que os termos “imundo” e “limpo” dão uma conotação cerimonial a estas leis dadas a Moisés a pelo menos 3.500 anos.

Pois bem… pra minha surpresa, no livro da citada autora encontrei o seguinte: “Assim, as leis dietéticas destinam-se a nos ensinar que uma pessoa deve, de preferência, ser vegetariana. Se, contudo, não puder controlar seus desejo por carne, que esta seja kosher.
Kosher não significa “puro”, nem “santo” ou “abençoado” por um rabino; kosher significa “apropriado”.

Para mim, e acredito que para muitos, a palavra Kosher significava “limpo”, mas Heloísa Bernardes diz que significa “apropriado”; como tudo o que descubro de novo referente as Escrituras, fui consultar e ver por mim mesmo se ela está correta.

Consultei de imediato o Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, e no termo Kosher encontrei o seguinte:

כשר 03787 kasher
uma raiz primitiva; DITAT - 1052; v
1) ser bem sucedido, agradar, ser adequado, ser próprio, ser vantajoso, ser correto e apropriado para.
1a) (Qal) agradar, ser apropriado.
1b) (Hifil) ter sucesso.

Ou seja, a palavra é animal próprio e impróprio para comer. Claro que a maioria continuará com suas “convicções” sobre esta parte das Escrituras mas para mim particularmente, e sei que para muitos também, esta análise aprofunda mais a fé daqueles que não seguem partes da Bíblia mas tem o coração disposto em praticar toda Escritura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails