Por: Ramon Tessmann
O Verdadeiro adorador antes de estar na igreja deve estar aos pés da cruz e daí não sair nem por um só minuto.
O Cantar louvores a Deus é anterior mesmo à Criação! Sobre a Criação da Terra, o SENHOR pergunta para Jó (Jó 38:6, 7) "Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam? "
O Louvor é algo que nasce no crente espontâneamente: (Atos dos Apóstolos 16:25) "Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. "
(Apocalipse 15:3) "E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor, Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos! "
Mesmo o louvor que sai de nossas bocas deve provir de um coração cheio de Deus: (Isaías 57:19) "Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu os sararei. "
Todos São Adoradores
Fundamentalmente, a batalha que prossegue nas regiões celestiais tem a ver com adoração. Diante de quem a humanidade vai se prostrar, e a quem vai adorar? Esta é a questão que os missionários enfrentam em cada lugar para onde vão, até aos confins da terra. É também a questão que cada dirigente de adoração enfrenta aqui no mundo ocidental, nos países "cristãos". A quem os povos pagãos, e a quem as pessoas sentadas nos bancos das igrejas, vão adorar? Ou a quê vão adorar?
Basicamente, Deus colocou na natureza do homem a necessidade e o desejo de adorar. Você pode ir até o lugar mais longínquo da terra e descobrirá que não precisa ensinar as pessoas a adorar. Já estão adorando a algum deus. Às vezes, é uma multiplicidade de deuses, mas já reconhecem um ser supremo e superior. Todos somos adoradores.
Um amigo meu que é pastor de uma igreja grande no estado de Arkansas, nos EUA, disse-me o seguinte: "Ron, se eu tivesse mais adoradores na igreja aos domingos de manhã, haveria uma adoração muito melhor".
Respondi-lhe: "Os bancos da igreja estão cheios de adoradores... Todos estão adorando a alguma coisa". Por exemplo, se for numa época de campeonato nacional de futebol, ou de Copa do Mundo, você logo poderá notar o que é mais importante para as pessoas. Podemos oferecer nosso tempo a Deus desde que não entre em conflito com aquilo que é mais importante para nós. Todos adoram a alguma coisa ou a alguém.
Qual é o objetivo do cantar louvor?
Conceitos Errados Sobre Louvor
Há algum tempo atrás eu estive estudando um tema bastante interessante direcionado a área do louvor. O que mais me chamou a atenção foram os tópicos apresentando os principais conceitos errados que criamos em volta deste tema. Vou explicar de forma objetiva e clara alguns destes conceitos.
Antes de mais nada...
O primeiro passo que devemos dar, que é dos mais importantes, é aprender a separar a tradição, da verdadeira vontade de Deus e seus propósitos para o louvor. De agora em diante devemos nos esquecer de todos os ritos, idéias, hábitos e pensamentos extra-bíblicos, e irmos para as Escrituras Sagradas ver o que Deus quer que façamos e ver do que Ele se agrada.
Muitas vezes devemos repreender aquilo que não tem base bíblica, mesmo tendo ouvido isto desde crianças. É difícil fazê-lo, mas devemos aprender a discernir as idéias equívocas que temos a respeito de louvor.
Então vamos lá! Observe abaixo os principais conceitos errados que formamos:
Conceitos Errados
Apenas uma mera apresentação: neste ponto nós devemos nos diferenciar do mundo. Deus não criou o louvor para nos apresentarmos diante dos outros, mas para o engrandecimento do seu grandioso Nome. Às vezes fazemos do louvor uma peça de teatro onde o objetivo é mostrar algo, dar show ao público presente...
Para cativar os outros: é comum ouvirmos: "vamos fazer um louvorzão para atrair os jovens!". Mesmo em reuniões de louvorzão, Deus deve ser o centro, pois é Ele que tem o poder para agir na vida das pessoas a atraí-las para o Corpo. Devemos estar prontos a louva-Lo e Ele fará a obra por nós...
Prática de comércio: este pensamento é bem comum em lançamentos de Cd's. Você já se perguntou para que que serve um culto de lançamento de Cd? Se é para a glória de Deus, AMÉM, mas na maioria dos casos isto serve para apresentar um Cd para o público e conseqüentemente vender o produto... Você se lembra o que Jesus fez com a pessoas que iam ao templo com o pensamento de comércio e de fazer bons negócios? Com certeza este conceito é direcionado a todas as áreas, desde a cobrança de cachês até a venda de produtos.
Ocupar espaço no culto: tem gente que pensa que o louvor serve para preencher um espaço no culto, com algo diferente. Uma animação, um momento de alegria ou de se levantar da cadeira e se espreguiçar...
Reconhecimento próprio: é o que chamamos de síndrome de Lúcifer, coração cheio de orgulho... pessoas que buscam aplausos, elogios e se acham o máximo.
Preparar o povo para a palavra: não se louva para preparar o povo para a palavra. O louvor é para o Senhor e não para a igreja. Quão ruim seria se a única finalidade de louvor fosse a preparação para palavra. Aí Deus não curaria, não batizaria, não falava através do louvor. A intenção seria preparar. Deus deve ser louvado independente da palavra, pois também sabemos que é Ele que vai falar através do pastor.
Conclusão
Estou certo de que Deus deve ser o alvo de nossos louvores. Devemos tomar o exemplo de Davi no livro dos Salmos, que sabia direcionar o seu louvor a Deus e com certeza Deus se agradava dele! Não nos deixemos levar por ritos aprendidos com a tradição e que não têm fundamento bíblico, mas louvemos a Deus com toda a nossa força, com o coração cheio de SINCERIDADE, simplicidade, expressão, amor, humildade, e com a consciência de que só Ele é digno do nosso louvor...Aleluia!
Um abração,
Ramon Tessmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário