"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

domingo, 24 de junho de 2012

Perdão à Torto e à Direita?

Por: Anselmo Goldman

Ontem, examinando a Nova Aliança, me detive num texto ao qual saltou bem diante de meus olhos.
O Texto me disse o seguinte: "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou [sobre eles] e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; àqueles a quem os retiverdes são retidos." (Jo 20.21 a 23)
Percebo que esta é uma extensão de uma postagem anterior neste mesmo blog de título: "Perdão de Graça?" (http://elohimomer.blogspot.com.br/2012/05/perdao-de-graca.html), postado por nosso irmão Alexandre Ramos.

Nesta postagem, percebi muito bem que o S'lichah (perdão) que importa é o de YHVH, e Ele, bendito seja, somente o concede mediante Nocham (arrependimento).
Agora percebo que sua postagem é mais relevante do que inicialmente observei.
Analisando detalhadamente os versos de João 20, pude observar que a retenção ou liberação do perdão divino é posterior ao recebimento do Ruach HaKodesh (Espírito Santo)
Sendo que permanece a verdade de que somente Deus pode perdoar pecados. "... Quem pode perdoar pecados, senão Deus?" (Mc 2:7)
Então entendemos que o verso de João 20 NÃO está delegando aos homens o poder de perdoar pecados e nem de condenar. Mas o que se lê é que aqueles a quem a Igreja (coletivo - assim como lemos "perdoardes" e "retiverdes") perdoa é porque o Ruach HaKodesh já diz ter perdoado, e a Igreja somente declara aquilo efetuado por YHVH. Igualmente se a Igreja retém o perdão, é porque mediante o Ruach HaKodesh e Sua Palavra, ela sabe tal pessoa não alcançou ainda perdão. Mas é o próprio Yeshua quem outorga ou não o perdão dos pecados, estando pessoalmente no meio da Igreja, pois foi dito: "onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, aí estarei eu mesmo no meio destes"

A Grande questão, e é isto o que venho completar referente à postegem anterior "Perdão de Graça", é que mais um texto indica que em alguns casos poderá haver a retenção do perdão dos pecados por parte da Igreja reunida.
Isto tendo-se em conta que "Toda controvérsia em nome do Céu subsistirá".

Shalom Lechem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails