"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Teologia da Prosperidade e Mercedes Benz

Por: Alexandre Ramos de Souza

"Oh Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes benz ?
Todos meus amigos dirigem porsches eu preciso compensar.
Trabalhei duro a vida toda, sem ajuda dos meus amigos,
Então Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?"
Não vá pensando que esta é a letra do mais novo sucesso gospel tocado nas rádios evangélicas do brasil.
Nem vá imaginando que trata-se do trecho de um dos livros Best-Sellers sobre prosperidade financeira lançado por algum escritor gospel.
Nem é tema de uma das campanhas que costumamos ver sendo promovidas por aí afora nas igrejas, e nem é um mantra apostólico ensinado para a igreja repetir antes e depois das reuniões! Não.

Do início:
Janice Joplin é um ícone da música rock. Os de 40 ou 50 anos sem dúvida devem ter ouvido ao menos uma de suas canções. Como esta colocada acima.
Não faremos comentários sobre a pessoa de Joplin, mas Gostaríamos de dizer que a maneira de viver dela  mostra que ela não foi um bom exemplo para a juventude. Basta dizermos que ela morreu em 1970 de overdose de heroína aos 27 anos de idade.
Me lembro que quando eu tinha uns 7 anos mais ou menos, a marca de calças jeans Ustop lançou a promoção de que quem comprasse uma calça jeans levava um "nini" vinil com o sucesso de Janice Joplin "Me and Bob MacGee".

Naquela época, até onde me lembro, os "crentes" não estavam na moda (ao contrário do jeans) e na verdade este povo "diferente" gozava de respeito ainda que não fosse aceito seu estilo de vida.
Hoje é claro, as calças jeans são peças fundamentais da vestimenta de "crentes" e "não crentes", mas a questão não é esta.
A questão é o ensino contemporâneo da prosperidade financeira gospel.
Mas o que tem Janice Joplin com o ensino contemporâneo da prosperidade?
Acho que nos dias de hoje, tem tudo em comum!
Pelo menos soa muito parecido este ensino com a letra da música "Mercedes Benz" de Janice Joplin.


Oh Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes benz ?
Todos meus amigos dirigem porsches eu preciso compensar.
Trabalhei duro a vida toda, sem ajuda dos meus amigos,
Então Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?

Oh Senhor, você não vai me comprar uma TV a cores ?
"Dialing For Dollars"(Prog.deTV) está tentando me encontrar.
Eu espero pela entrega cada dia até as três,
Então Senhor, você não vai me comprar uma TV a cores?
Agora compare por exemplo com alguns dos parágrafos do livro "A Última Grande Transferência de Riquezas":
"Ele nos chamou para sermos bons servos e, nestes últimos dias, irá inundar Seus filhos de provisão financeira! Comece a se preparar agora."
Hoje a prosperidade financeira é uma obrigação do crente por parte do SENHOR para com seus filhos segundo as novas tendências gospel.
Igualzinho o que cantava Janice Joplin. Começo a desconfiar das fontes e formação dos pregadores da prosperidade.
Bons tempos aqueles quando ensinavam apenas que os salvos ou santos são aqueles que falam em línguas. Hoje além de falar em línguas eu tenho que ser rico como prova incontestável de minha santidade e salvação.
Esqueça o que disse Paulo: "em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade." Fl 4.12.
Esqueça o disse Jesus: "o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça." Mt 8.20.
O negócio é curtir um rockzinho na igreja e orar usando a fala mundana de pessoas que não conheceram ao SENHOR.
Janice Joplin satiriza ao pedir ao SENHOR uma Mercedes... já a igreja contemporânea crê piamente que o SENHOR transferirá as Mercedes por aí afora, para o nome dos cristãos.
Trágico!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails