"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

sábado, 8 de janeiro de 2011

A Graça era Efetiva na Vida do Crente antes da Cruz?

 

Por: Alexandre R. de Souza

Há alguns irmãos em Cristo, que não admitem ter sido real a visita de Moisés e Elias ao Salvador no Monte da Transfiguração descrita neste verso:

"Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz., e eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. " (Mateus 17:1 a 3)

Alegam estes irmãos que, entre outros motivos, a ressurreição de Moisés só seria possível após a morte de Jesus na Cruz. Com isto surge a pergunta que é título desta postagem: “É a Graça Efetiva na Vida do Crente antes da Cruz?”

Poderemos encontrar esta argumentação:

Até o momento do sacrifício de Jesus o homem dependia de sacrifícios temporários que só garantiam o perdão também temporário e Paulo descreve isso assim:
26 Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. Hb 9:26.
O Pecado de Moises amado, jamais poderia ter sido lavado por sangue de bodes, isso é ilógico e anti-Bíblico, pois assim verte:
“Nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos, porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados” (Hb 10:3-4) Ler 10:11).
Os pecados cometidos sob a Antiga Aliança feita no sangue animal foram perdoados pela morte de Jesus e não de bodes:
“Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados” (9:15).” 

Apesar da “lógica” nesta argumentação, ela não é Bíblica e é contraditória em si mesma. Começa falando de perdão temporário com base nos sacrifícios de animais e depois cita o verso que diz que “é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados”.

É natural que Paulo afirme que num dado momento, Jesus aniquilou o pecado, através de seu sacrifício, o que Paulo não faz é dizer que as bênçãos advindas deste mesmo sacrifício, somente seriam possíveis após a cruz.
Tiago nos diz que "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação." (Tiago 1:17)
Devemos atentar a estas perguntas que vem à seguir:

Orações eram atendidas na Antiga Aliança?
Pessoas eram curadas na Antiga Aliança?
Mortos eram ressuscitados na Antiga Aliança?
A Graça estava disponível durante a Antiga Aliança?
Dons espirituais eram concedidos aos homens na Antiga Aliança?
Anjos ministravam a favor dos justos na Antiga Aliança?
Pra resumir…, O favor do ETERNO estava disponível ao homem na Antiga Aliança?

Acredito que para todas estas perguntas sua resposta seja um sonoro SIM, pois vemos tudo isto ocorrer antes do momento da cruz.
Com base em quê? o ETERNO dispensou estas bênçãos à raça caída?Com base na Antiga Aliança o homem era merecedor delas? Se era, então aí sim, não haveria a necessidade do Messias como é sempre sugerido por aqueles que sustentam a argumentação do perdão pleno e da graça efetiva somente após a Cruz de Jesus.
Repito as palavras de Tiago: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação." (Tiago 1:17)
1Pe 1:18-20 "sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de haMashiach, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós"

Conhecido ainda antes da fundação do mundo!!!!.
Sabe em que se baseava a fé de Jó meu querido? Em Jesus Cristo. Diz Jó: "eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:25)
Percebemos claramente que todas as bênçãos dispensadas ao homem... Todas mesmo (até uma oração atendida) dependia, depende e dependerá do sangue de Jesus derramado?
Os apóstolos entendiam isso. Entendiam claramente que todas as bênçãos estavam fiadas ao sangue que Jesus acabara de derramar.
Por isso eles insistem em dizer que Seu sangue foi conhecido desde antes da fundação do mundo mas manifesto agora.

Desde Adão para cá, todos os homens são beneficiados pela graça de Deus sobre eles. Deus sempre esteve a favor dos homens no plano da Salvação. Sempre dispensou Seu cuidado ao homem, principalmente após a queda deste.

Isto é prova irrefutável e incontestável de que a Graça de Deus é de Fato efetiva na vida daquele que crê, antes da Morte de Jesus na Cruz do Calvário. O Senhor foi fiador pois disse: Pode beneficiar ao homem Pai pois em determinado momento pagarei o preço pelas bênçãos dispensadas àqueles que só mereciam a morte e nada mais. Pagarei o preço.

Pergunto aos que acreditam que a Graça não atua antes da Cruz: Havia perdão e redenção dos pecados antes da cruz ou não?
Somente peço a vocês a que não tornem Isaías e nem Deus, um mentiroso quando ele escreveu:

"Vinde, então, e argui-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." (Isaías 1:18).

Imagine a cena:

Eu saio de minha tenda pois ouvi estas palavras de Isaías e corro até seus pés dizendo:

- Profeta Isaías... eu quero arguir então do SENHOR para aprender do ETERNO. Não suporto mais meus pecados sobre mim.

Então Isaías olha para mim e me diz desconsolado: - Espere um pouco mais com seus pecados. Espere que o Messias venha e CUMPRA Sua obra e depois volte meu filho.

- Quando será isso Profeta Isaías?.  Pergunto eu.

- O ETERNO, o SANTO, sabe meu filho… O que eu sei é que agora é que não.  Responde Isaías dando a conversa como terminada.

Incrível não é mesmo? Pois é isso o que estamos vendo quando cremos que a Lei vigorava e salvava antes da Cruz e que agora estamos Salvos pela Graça".

O Homem é Salvo pela Graça em todos os tempos de Todas as Épocas.

Aleluia!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails