"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Socorro! Minha Bíblia Está Incompleta!!!!!



Por: Alexandre Ramos de Souza

Copista em seu ofício de replicar a Escritura Sagrada
Dia 21/05 na aula do seminário, um texto foi citado em aula e, meu primo Lincoln, que estuda comigo lá e é da mesma denominação a qual pertenço virou-se para mim e disse: "a última parte deste texto não está na bíblia mas todo mundo cita esta parte"
Não dei muita atenção a princípio pois estava lendo outro texto, mas perguntei onde estava aquele texto citado, e (esta é uma habilidade ótima) o Lincoln citou prontamente Romanos 8.
Abri minha Bíblia em Romanos 8 e mostrei o verso 1 para ele.
Eis o texto: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. "(Rm 8:1)
A parte em vermelho é a que não consta no texto segundo o Lincoln. Ele pareceu confundido, como se tivesse certeza de que aquela parte não constava na Escritura, quando pedi para que ele abrisse a sua Bíblia de Genebra cuja versão de Ferreira de Almeida é atualmente Revista e Ampliada!
Lá, o referido texto termina em "estão em Cristo Jesus", omitindo toda a parte em vermelho.


Virei-me para ele e disse: "Bem vindo à Crítica Textual".
Esta "diferença" se deve ao fato de versões modernas serem baseadas no Texto Crítico baseado nos Códices Sinaítico e Vaticano. Estas versões orientais divergem muito do texto usado até o século XIX baseado no Textus Receptus, que por sua vez se baseia em mais de 4000 manuscritos e não em poucos códices.
A Crítica Textual é relevante demais para ser passada por alto pelo estudante das Escrituras. Neste caso de Rm 8:1, não há prejuízo doutrinário específico; porém há casos em que verdades bíblicas são postas em dúvida pela diferença entre as versões de Almeida que possuímos como no caso de 1Tm 3:16.
Na versão original feita por João Ferreira de Almeida lemos: "E sem duvida nenhuã, grande he o Mysterio da piedade: Deus foy manifestado em carne, foy justificado em Espirito, visto dos Anjos, pregado a os Gentios, crido no mundo, e recebido a riba em glória." (Almeida - versão de 1819).
Já nas Bíblias modernas o texto da carta a Timóteo não possui a última parte, talvez porque o copista tenha se baseado no verso 4 para omitir esta parte, talvez para que o texto não se tornasse repetitivo para "embelezar" o corpo da cópia... enfim. Este é um assunto para a Crítica Textual que avaliará as possibilidades, com base nas variantes disponíveis de manuscritos, com base na idade e lugar em que foi escrito o texto... etc.
Para você que entendeu a importância da questão "Crítica Textual" bem vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails