"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Escrituras Sagradas – Por onde Começar?


Às vezes me perguntam: Por onde devo começar a ler a Bíblia? pelo primeiro livro (Gênesis) ou por outro lugar do livro?


Bem… o que posso responder é que devemos conhecer TODA a Bíblia, e começar a lê-la do livro mais fácil e progredir na leitura até o mais difícil. No meu caso, eu era totalmente ignorante quanto as Escrituras, agora sou só ignorante mas não totalmente! rsrs; então comecei justamente pelo mais difícil… adivinha!!! isso mesmo, Apocalipse!!


Aos meus dezenove / vinte anos de idade, por pura e simples curiosidade em conhecer as histórias terríveis do fim do mundo, etc, etc... comecei a ler o tal livro que era o mais comentado na época próxima ao ano 2000 (fim do mundo).

Terminei de ler o livro de Apocalipse e achei ele “muito loco”, cheio de visões e frases enigmáticas etc; mas percebi principalmente que não se tratava de fim do mundo mas da volta de Jesus (e eu nem sabia que Ele tinha ido). Continuei a leitura da Bíblia e o próximo livro foi Jó, e a partir daí a coisa ficou séria pois eu ví que a miséria e a desgraça não estavam por conta de Deus mas do Diabo.


Depois vi que O chefe dos crentes hipócritas, que na minha cabeça deveria ser o maior dos hipócritas (Jesus), era justamente o oposto. Ao invés de hipócrita Ele desmascava a hipocrisia daqueles que se gabavam de ser Filhos de Abraão e que achavam que por isso podiam agir da maneira que bem lhes parecesse! Jesus rebelou-se contra a aparência exterior e valorizava a intenção interior de cada um… Pronto… pensei! um lider assim deve ser seguido…!!! e eu achando que Ele era um hipócrita como os outros.


Me apaixonei pela Bíblia e de lá para cá (1997 ou 1998) não deixei mais a Bíblia de lado, pois ela me mostrava alguém totalmente diferente daquele que eu mentalizava; ela me ensinava justamente a limpar o interior e não o exterior para que os outros vissem. Como fiquei admirado ao ver Jesus ordenando a não ficar orando em público, a fim apenas de ser visto pelos outros, mas orar em segredo, ou fazer o jejum em segredo não para que os outros soubessem, ou a fazer caridade em segredo não para ser admirado pelos outros mas por amor ao próximo a serviço de Deus!

Pouco a pouco fui conhecendo Deus e Jesus, ao mesmo tempo que sentia algo me incitando a mudar, e qual não foi minha alegria ao ver que isto era feito pelo espírito Santo ao ler "...Ele vos convencerá do pecado e da justiça e do juízo. (transgressão, julgamento e pena aplicada).

Impossível me separar da Bíblia.


Comigo foi assim, não quer dizer que deva ser assim com todos... cada um têm sua experiência.


Se eu puder sugerir por onde começar a ler a Bíblia, eu diria para ler primeiro Mateus ou João e na seqüência Gênesis e êxodo e depois toda a Bíblia. Do mais fácil pro difícil, o melhor método, mas o principal é conhecer o Deus da Bíblia e Ele Se revela em todos os livros das escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails