"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pertubar; En’Ochleo; Inocular???

Foi estabelecido que o "vos perturbe" de Hebreus 12:15, vem de uma raiz que remete ao termo inocular.
Examinando o termo nos originais, chegamos a conclusão de que o termo “en´ochleo” vem da junção de uma preposição e um verbo, os dois termos gregos: en (em, por ou com) ochleo (perturbar, aborrecer, molestar).
"1722 εν en - Preposição primária denotando posição (fixa) (de lugar, tempo ou estado)
1) em, por, com etc."
"3791 οχλεω ochleo – Verbo.
1) incitar a plebe contra alguém
2) pertubar, revolver
3) aborrecer, molestar
4) estar em confusão, num tumulto
5) estar vexado, molesto, atormentado: pelos demônios" - Segundo Strong.
Mas etimologicamente, o termo Inocular vem do latim, inoculare = contagiar, difundir, gravar (e não perturbar). Literalmente se compõe de in = em + oculare (de oculus, olho); inocular é pois enxertar no olho ou na gema da árvore. Em medicina uma doença contagiosa por inoculação, se transmite sem que se possa perceber, e por isso, controlar.
Concluímos que não há relação direta com os termos explanados na pregação entre “perturbar” e “enochleo” e “inocular”. Ou seja se o termo “enochleo”, que provém do grego, não tem nada absolutamente que ver com o termo “inocular” (pelo menos não encontramos esta evidência) que não provém do grego mas do latim. Se não é grego não deveria haver espaço para ele na explanação.
Em Atos 5:16 e Lucas 6:18 encontramos o termo "Ochleo" 3791 de Strong, mas o termo "enochleo" em si, aparece apenas neste verso de Hebreus 12:15.
A paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails