"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pra quê isso?

Por: Alexandre R. de Souza
image“Porquanto o SENHOR teu Deus anda no meio de teu arraial, … ; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa feia em ti, e se aparte de ti.” (Deut. 23:14)(Almeida Revista e Corrigida)
Não é interessante ao lermos a Bíblia e ver um verso destes? Na João Ferreira (ARA) lemos: “…para que ele não veja coisa INDECENTE em ti…”. O interessante deste verso é que ele trata de uma lei de higiene no arraial dos Hebreus e que fala justamente do fim que eles deviam dar as suas fezes.
A Lei era de que todo habitante do arraial deveria ter entre suas coisas uma ferramenta que seria usada para cavar e enterrar as suas fezes que deveriam ser feitas fora do arraial.
A limpeza e a higiene eram estabelecidas por lei, e estas leis vêm até nos hoje, nas Escrituras, mostrando a grandeza e exatidão de uma lei de quatro mil anos atrás, mas que é tão atual hoje. (Deut. 23:12, 13)
Exige Deus pureza de coração e higiene pessoal agora, assim como o fazia ao dar instruções especiais aos filhos de Israel. Se Deus foi tão minucioso ao prescrever limpeza para aqueles que jornadeavam pelo deserto, que se achavam ao ar livre quase todo o tempo, não requer Ele menos de nós, que vivemos em casas forradas, onde as impurezas são mais observadas e têm influência mais insalubre. Spiritual Gifts, vol. 4, págs. 126-128.
Aquele que era tão específico quanto aos filhos de Israel cultivarem hábitos de higiene, não sancionará qualquer impureza nos lares de Seu povo hoje. Deus olha com desagrado para qualquer espécie de impureza. Como podemos convidá-Lo para o nosso lar, a menos que tudo esteja bem arranjado, limpo e asseado? Conselhos Sobre Saúde, pág. 101.
Pra resumir: O ambiente limpo e organizado, de preferência perfumado; propicia a que o homem tenha impulsos morais que estão em harmonia com os princípios divinos de justiça e honestidade.
A figura foi extraída de uma página da revista “Super Interessante / Dez. de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails