"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Tabernáculo do Deserto – A Casa de Deus e Sua Arca da Aliança

imageO Santuário que Moisés deveria levantar, deveria ser uma cópia exata do verdadeiro Tabernáculo. Este Santuário Verdadeiro, o Original, onde Deus habita, foi mostrado a Moisés para que ele fizesse exatamente conforme o modelo. “Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.”
(Êxodo 25 : 40). “Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte.” (Êxodo 26 : 30). O que foi mostrado a Moisés no monte era o Verdadeiro Tabernáculo.
Em Hebreus 8:5, o santuário terrestre é considerado uma "sombra" (skia no grego) do santuário celestial. Em Hebreus 9:9, o santuário terrestre e seus serviços eram chamados de "figura" ou "símbolo" (da palavra grega que também significa "parábola") do celestial. Em Hebreus 9:23, osimage serviços terrestres eram chamados  de hupodeigma (padrão, cópia) do santuário celestial. Em cada caso, o objetivo é o mesmo: o santuário terrestre é meramente um símbolo de algo maior, isto é, o Santuário Celestial.

Até a leitura mais superficial de Hebreus mostra dois pontos: a realidade do Santuário Celestial e a importância do santuário celestial e do ministério exercido ali. Paulo (o qual cremos seja o autor) resumiu os primeiros sete capítulos com estas palavras: "Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal Sumo
sacerdote, que Se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem" (Heb. 8:1 e 2). Este é o resumo: Jesus é nosso Sumo sacerdote no santuário celestial.

Veja vídeo de representação do Tabernáculo: www.youtube.com/watch?v=hdSvtTYpvb8

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails