"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

domingo, 11 de julho de 2010

Surfar no Espírito

Por: Anselmo Goldman

(Ao lado: Gravura da adoração dos hebreus ao bezerro de ouro quando Moisés estava no Monte)

Hoje a noite, na Igreja, cheguei me demorei um pouco na porta e finalmente entrei.

Um ilustre personagem de nossa Igreja iria ser o pregador. Agradeci a Deus por tal pessoa estar lá pois eu precisava ouvir uma palavra de alguém abalizado de nossa Igreja.

Decepção total… mais uma vez uma pregação vazia, sem contexto e sem mensagem central. Baseada apenas em sorrisos, contos, experiências pessoais e mais!… o pouco que se disse foi que o Espírito deixa a adoração a Deus e o culto imprevisíveis. O Espírito quando toma o cristão, o faz agir impulsivamente e o pregador da noite usou o acontecimento entre Felipe e o Eunuco mordomo de Candice.

“Felipe pregava para multidões e tudo mais e de repente estava, levado pelo Espírito, ao lado da carruagem para pregar para um só” dizia o pregador. Este episódio está em Atos 8. Ora o pregador confundiu-se todo com os acontecimentos narrados.

Mas o que realmente me deixa preocupado (ainda mais de alguém preeminente em nossa Igreja), é alguém afirmar que o Espírito deixa a pessoa com comportamento imprevisível (fora de controle poderia ser a palavra). Ao ouvir isso não conseguia tirar da cabeça as palavras de Paulo aos Coríntios onde ele diz: "E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos." (I Coríntios 14 : 32, 33).

A liturgia pareceu ser uma coisa diabólica na boca e pregação daquele homem. A ordem no culto pareceu ser algo frio e calculado, sem espírito e sem vontade desprovida de propósito na Igreja.

Decepção. “Eu quero surfar no Espírito!”; “os doutores da lei precisam nascer de novo” – se este nascer de novo for agir como um irracional dentro da casa de Deus, pulando, uivando, tremendo e falando coisas desconexas e sem sentido… não quero obrigado! estou bem assim.

Mudança! "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Romanos 12 : 1) A palavra traduzida para racional aquí vem do grego "Logikos" "que concorda com a razão; que segue a razão; racional; lógico" - segundo Strong.

"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;" (I Pedro 2 : 2)

Deus abençoe nossa Igreja! Deus abençoe aqueles sinceros que buscam agradar a Deus não segundo a última novidade eclesiástica, mas segundo a verdade e sinceridade de espírito.

Tomemos o cuidado de saber usar a liberdade que temos em Cristo não fazendo mau uso dela. Liberdade para adorar a Deus, mas não como nós quisermos e da forma como nos convir, caso contrário, sem a guia de Deus (Espírito) podemos terminar como os hebreus aos pés do Sinai, levantando uma estátua de bezerro e na adoração dizer “… amanhã será festa a YHVH” (Êx 32 : 5)

Deixo mais um verso para reflexão: "Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento." (I Coríntios 14 : 15).

Cuidado meu querido, não confunda Liberdade com Extravagância e nem o culto ao Deus verdadeiro YHVH com o culto a Baal ou Ápis. Tome cuidado mesmo que o seu maior líder diga que estas coisas devem ser assim.

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails