"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como Vencer a Preguiça



Pergunta:
Como faço para superar minha preguiça? Costumo desperdiçar muito tempo fazendo nada e depois me arrependo.
Resposta:
Pedir uma estratégia para vencer a preguiça significa que você acredita ser possível vencê-la. Mas primeiro, vamos entender de onde vem a preguiça.
Em Shaar HaKedusha, Rabino Chaim Vital explica que todos temos duas almas. Uma é a Divina imagem dentro de nós, a base de nossa criatividade, intelecto e sensibilidade àquilo que é sagrado. A segunda é uma alma orgânica, metabólica – às vezes chamada de alma animalesca – que comanda nossas funções e anseios corporais. É aqui que precisamos nos concentrar.
Como tudo em nosso mundo, Rabi Vital explica, esta alma animalesca compreende quatro naturezas fundamentais: a natureza do fogo, do vento, da água e da terra. Cada alma animalesca carrega uma composição única destes elementos – e portanto os traços únicos de caráter que cada pessoa enfrenta na vida.
A preguiça é terrena. Afinal, a sujeira é mais pesada que o fogo. Vai ao fundo das coisas e é chutada para baixo dos nossos pés. Como a depressão (que também é algo terreno), a preguiça é caracterizada por um senso de peso e inferioridade. Esta é uma das razões pelas quais a preguiça é tão perigosa, porque está a um passo da depressão e pode fazer você escorregar para lá com muita facilidade.
Porém, por mais pesada ou avassaladora que a preguiça possa se tornar, ainda permanece tratável. É apenas sujeira na alma, afinal, e como qualquer sujeira, você pode se levantar e sacudi-la quando quiser.
No capítulo 41 de sua obra clássica, o Tanya, Rabi Shneur Zalman de Liadi oferece uma contemplação orientada para se livrar da preguiça:
Primeiro pense como D'us é realmente grande, um poderoso rei acima de todos os mundos que Ele criou. É encontrado dentro de todas as coisas e mesmo assim está além delas todas, portanto para Ele, tudo é o mesmo, tudo é igual. Agora pense em como Ele mesmo assim empurra tudo para se concentrar em nós, pessoas pequenas aqui neste planeta que não passa de um grão de poeira, e especialmente em você. Sim, você, porque a Mishná diz que toda pessoa não apenas pode, mas deve dizer ‘Por minha causa, o mundo foi criado.’ Significa que este universo inteiro está esperando que você tome jeito e o conserte – porque é para isso que o mundo foi criado.
Em outras palavras, D'us colocou você aqui para uma missão específica que somente você pode cumprir e de quem tudo depende. Quem tem tempo para ser preguiçoso?
Tão importante é a contemplação, que o Rebe aconselhava as pessoas a aprenderem isso de cor,1 para que pudessem facilmente revisá-lo com regularidade. Especialmente quando o sofá está te chamando com força

Publicado anteriormente em: http://www.pt.chabad.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails