"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

terça-feira, 13 de março de 2012

Extra! Extra! Há um Deus nos Céus... O ALTÍSSIMO

"Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. "(Rm 2:14 a 16)
Podemos crer que a salvação deixará de alcançar alguns pelo fato de aqueles que deveriam ter levado a Palavra da salvação a eles tenham falhado?
Creio que não podemos atribuir isto ao ensino das Escrituras.
Devemos ensinar antes que o SENHOR possui seus critérios justos e julgará a cada um de acordo com seu coração.
Paulo conclui dizendo: "quer acusando-os, quer defendendo-os".
Pedro ensina: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. "(At 17:30 e 31)
Não estamos afirmando que exista salvação fora do pagamento da dívida efetuada por Jesus a favor do homem; estamos dizendo aqui é que este pagamento é aplicado de acordo com o conhecimento que cada um possui desta verdade.
No livro "Fator Melquisedeque" lemos que Deus não somente preparou o Evangelho para as nações, mas preparou as nações para o Evangelho.
Quando Paulo diz que alguns homens são indesculpáveis, ele se refere justamente a revelação de Deus que alguns possuíam sem necessariamente conhecerem o pacto de Deus com Abraão sem contudo andarem de acordo com esta luz. Diz ele:
"Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não [o] glorificaram como Deus, nem [lhe] deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. "(Rm 1:19 a 21)
Paulo parece referir-se aqui justamente aos pensadores gregos e romanos, filósofos e eruditos que se recusavam a reconhecer o SENHOR através de sua Revelação Geral.
Não é este o caso com Raabe, a prostituta que disse palavras como: "...Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra...  temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, ... o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra. "(Js 2:9 a 11)
Raabe é uma das tantas testemunhas que viveram a pouca ou muita luz que tiveram, mas o fato é que viveram esta luz e foram, são e serão salvas no dia da destruição de Jericó (Do Mundo e das coisas que nele há).
Shalom a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails