"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

domingo, 1 de agosto de 2010

A Mulher sob o Jugo do Silêncio e Submissão?

Por: Alexandre R. de Souza
Fonte: Revista de Estudos da Religião Nº 2 / 2005 / pp. 35-45 - Rabina Sandra Kochmann
A Teoria
fJqD2061297 “As mulheres não devem ensinar, ou perguntar, ou ter cargo, ou ministério algum na Igreja, pois a Bíblia condena que mulheres falem e muito menos ministrem na casa de Deus” 
Outro dia ouvi da boca de um cristão: “Se na sua Igreja é uma pastora que dirige, sua Igreja não é de Deus!”
Certamente este moço foi catequizado por seu PASTOR através de no máximo três ou quatro versos bíblicos. O verso de I Coríntios foi citado por ele, os outros são de minha sugestão. Como segue:
1) –  “… o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” (Gênesis 3:16).
2) - “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.” (I Timóteo 2:11, 12).
3) - "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. Se porém querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja."  (I Coríntios 14 : 34, 35).
O que dizer de versos como estes? Onde houver homens, as mulheres devem se sujeitar pois de acordo com Gênesis 3:16, os homens dominam as mulheres? As mulheres não devem ensinar mas estar em silêncio, de acordo com 1 Timóteo 2:11 e 12? Não devem ser ouvidas vozes femininas na igreja pois elas devem entrar mudas e sair caladas da Igreja?
A Verdade das Escrituras
Vamos analisar estes textos com regras simples de interpretação.
O Texto de Gênesis não deixa dúvidas de que se refere  ao governo entre marido e esposa; acreditamos por isso não haver necessidade de nos determos nele agora.
O texto de I Coríntios descarta a possibilidade de ser proibido a mulher ser pastora ou que tenha cargos na Igreja pois este verso se refere as mulheres aprenderem. Releia o texto: "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar… Se porém querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja."  (I Coríntios 14 : 34, 35). Ou seja, o texto de I Coríntios não veta a mulher o direito de ensinar na igreja, mas o direito de se manifestar com questionamentos, talvez fora de hora, interrompendo o culto e causando confusão durante os serviços.
O Texto de I Timóteo merece um pouco mais de atenção. Em algumas traduções não encontramos o termo “marido” mas simplesmente “homem” e determinado trecho do texto diz o seguinte: “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade de homem, mas esteja em silêncio”. O termo homem ou marido no presente texto é ανερ aner, e ela pode ser traduzida, com referência a sexo, como homem, marido, noivo ou futuro marido. O termo aparece por exemplo em Tito 2:5.
O que Paulo estava ordenando era que a mulher não exercesse a autoridade que cabia a seu marido; e após esta afirmação cita a relação entre Adão e Eva dizendo que Adão foi criado antes que sua esposa, e diz ainda que quem foi enganada foi ela e não ele. Tornamos a afirmar aqui que, o que Paulo estava ordenando é que as matronas não fossem o cabeça do homem mesmo na igreja, pois na cultura pagã, e principalmente a grega, as mulheres não participavam ativamente de atividades públicas. Isto era vergonhoso no sentido de que, se haviam mulheres nos ofícios públicos, significava que não haviam homens aptos para tal atividade.
Estamos falando de judaísmo da época bíblica, mesclada a cultura grega, onde os homens tinham a obrigação de estudar a Toráh e as mulheres a obrigação de cuidar da casa e dos filhos, logo numa sinagoga, caso uma mulher se levantasse para a ler e ensinar a torá  era vergonhoso pois isto demonstraria que naquela reunião não haviam homens aptos a ler e ensinar a Toráh. É de acordo com esta situação local e tradição da época, que Paulo afirma ser “vergonhoso que as mulheres falem (leiam ou ensinem) na igreja”. Paulo não está perpetuando o preconceito e nem assinando em baixo do machismo Greco-judaico; o que ele não desejava, é que as mulheres usassem da liberdade que tinham em Jesus, para agora extravasarem na Igreja e sob este pretexto, dominarem sobre seus maridos. Além de que para os demais era vergonhoso aos homens de tal comunidade que mulheres ensinassem
Bem… o mesmo Paulo que escreveu os dois últimos versos escreveu: “Todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. (Gálatas 3:26 a 29).
Quando as Escrituras afirmam “… para com Deus, não há acepção de pessoas."  (Romanos 2 : 11) elas se referem a homens e mulheres também ou será que neste caso Deus faz tal diferença? Se Deus o faz, seria absurdo imaginar e ensinar que no mundo por vir, haverá a ala dos homens e a ala das mulheres?
A Visão de Paulo sobre o assunto
Paulo não fazia diferença entre homem e mulher. Talvez fizesse certa distinção entre marido e esposa como podemos ver nos versos usados por cristãos desinformados. Mas ainda que houvesse distinção entre marido e esposa na mente de Paulo, ele parece sugerir direitos iguais mesmo no matrimônio senão, como interpretar estes textos?
"Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido."  (I Coríntios 7 : 2)
"O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido."  (I Coríntios 7:3)
"A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher."  (I Coríntios 7:4)
"Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher."  (I Coríntios 7:10, 11)
“Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido…"  (I Coríntios 7:12, 13, 14)
"Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?"  (I Coríntios 7:16)
"Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus"  (I Coríntios 11:11, 12)
Ora, Paulo não considerava mulheres inferiores aos homens, mesmo no matrimônio os direitos eram iguais, o único porém é que Paulo deixa claro: De acordo com a Lei, o marido domina sobre a esposa, e não os homens sobre as mulheres!
Perceba que o mesmo apóstolo do qual se diz fazer diferença entre homem e mulher ou se sugere fazer distinção entre esposa e marido e que proibiu mulheres de ensinarem disse o seguinte: “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2: 3 a 5). Ou seja: As mulheres ensinavam.
Paulo pediu por carta a seu companheiro que “… ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho…” (Filipenses 4 : 3)
Entenda, Paulo não disse a seu companheiro, que estas mulheres iam ajudar ele mas pede que ele ajude elas no evangelho. Ora… quem é ajudado num negócio é sempre o maior, e o que ajuda em determinado negócio é menor. Neste caso, a obra era das mulheres e elas receberiam ajuda do companheiro de Paulo.
Com certeza Abraão é conhecido como o pai da fé, e um grande homem para o Judaísmo e mesmo para a Igreja cristã. Disse Deus a Abraão em certa ocasião: “… em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz …” (Gênesis 21:12) Em outras palavras: “Abraão, nesse caso, tudo o que a tua mulher mandar, obedece, pois neste caso ela está certa e você errado!”
Não sejamos crianças no saber irmãos. No oriente, dois mil anos depois dos relatos que lemos, as mulheres continuam sendo apedrejadas em praças públicas, pelo fato de se relacionarem com homens de outra fé. Mulheres que não ousam mostrar o rosto pois seus “donos” as impedem disso. Neste ambiente já vimos qual a posição de Paulo referente a mulher no casamento e na Igreja. Alguns versos (pouquíssimos) são mal interpretados pois problemas locais explicariam totalmente estas ordens de permanecerem as mulheres caladas na igreja.
As mulheres… estas filhas de Deus que tem uma força de vontade e ânimo tão superiores a muitos homens de hoje. Mães e corações de mães. O Evangelho não poderá se servir destas almas sinceras e guerreiras? Deus as ama menos? não há eloqüência em suas palavras? A pergunta mais importante: O Espírito Santo não atua nelas? não lhes distribui dons assim como aos homens? É realmente uma pena que em nossa cultura, ainda haja homens, (e cristão ainda por cima) que querem implantar a cultura do radicalismo machista oriental.
No Princípio…
A posição da mulher na sociedade judaica sempre dependeu do tempo e lugar em que esta estava.
Começar cada dia escutando os homens disserem "Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo que não me fizeste mulher" não é agradável para mulher alguma que, por sua vez, deve proferir com "resignação" as palavras "Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do Universo, que me fizeste segundo Tua vontade".
Essas bênçãos fazem parte da liturgia tradicional judaica dentro do conjunto de "agradecimentos a Deus" conhecido como "Bênçãos matinais" e que são recitadas toda manhã ao despertar.
Porém muitos livros de orações substituíram as bênçãos cotidianas "que não me fizeste mulher", - recitadas pelos homens -, e "que me fizeste segundo Tua vontade" –, proferidas pelas mulheres -, por uma bênção única pronunciada por ambos os gêneros: "Bendito Sejas Tu, nosso Deus, Rei do Universo que me fizeste à Tua imagem". Essa bênção está baseada no conceito bíblico que mulheres e homens foram todos criados à "imagem e semelhança de Deus." conforme lemos: “… a imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). A primeira Bênção de Deus foi sobre o casal e não sobre o homem apenas. Está escrito: “E Deus os abençoou e disse…”
O lugar da mulher dentro do Judaísmo deve ser analisado à luz do contexto histórico em que se desenvolveu. Na época bíblica, as mulheres dos Patriarcas eram as Matriarcas, mulheres ouvidas, respeitadas e admiradas. Havia mulheres profetisas e juízas. As mulheres estavam presentes no Monte Sinai no momento em que Deus firmou o Seu Pacto com o povo de Israel. Participavam ativamente das celebrações religiosas e sociais, dos atos políticos. Atuavam no plano econômico. Tinham voz, tanto no campo privado como no público. Com o decorrer do tempo e por força das influências estrangeiras, especialmente a grega, foram excluídas de toda atividade pública e passaram a ficar relegadas ao lar. Essa situação das práticas cotidianas daquela época foi expressa nas leis judaicas e assimiladas pelo cristianismo.
Querido, o que Paulo está tentando evitar é a confusão desnecessária entre costumes cristãos e locais na igreja. Já demonstramos que Paulo tinha a mulher em tamanha estima tanto quanto os homens, porém, devido a costumes locais e excessos por parte de algumas mulheres é que ele escreveu versos que hoje causam confusão na mente de cristãos sinceros.
Repito o verso escrito pelo próprio Paulo: “Todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. (Gálatas 3:26 a 29).
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails