"...estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR. Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade e curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se..." (Jeremias 6.12 a 15)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A PREGAÇÃO APOSTÓLICA CONTINUADA NA SUCESSÃO APOSTÓLICA

Por: Alexandre R. de Souza
"Para que o Evangelho sempre se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os apóstolos deixaram
como sucessores os bispos
, a eles 'transmitindo seu próprio encargo de Magistério." Com efeito, "a pregação
apostólica, que é expressa de modo especial nos livros inspirados, devia conservar-se por uma sucessão
contínua até a consumação dos tempos".

“Esta transmissão viva, realizada no Espírito Santo, é chamada de Tradição enquanto distinta da
Sagrada Escritura, embora
intimamente ligada a ela. Por meio da Tradição, "a Igreja, em sua doutrina, vida
e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo o que ela é, tudo o que crê". "O ensinamento dos
Santos Padres testemunha a presença vivificante desta Tradição, cujas riquezas se transfundem na praxe e
na vida da Igreja crente e orante."
“Dessa forma, Cristo ressuscitado, ao dar o Espírito Santo aos Apóstolos, confia-lhes seu poder
de santificação: eles tomam-se assim sinais sacramentais de Cristo. Pelo poder do mesmo Espírito Santo, os
Apóstolos confiam este poder a seus sucessores.
Esta “sucessão apostólica” estrutura toda a vida litúrgica
da Igreja; ela mesma é sacramental, transmitida pelo sacramento da ordem.”
Esta é a posição da Igreja Católica Apostólica Romana e estes textos foram extraídos do Catecismo da Igreja.
Vamos tentar entender o que se está afirmando: Para que o Evangelho se conserve, os apóstolos são levantados por meio de sucessores e dotados com os mesmos carismas “dons” dos doze apóstolos, e sua pregação tem o mesmo valor e peso dos doze.
A tradição apostólica é reconhecida como tendo o mesmo peso da Palavra Escrita. Por ser tradição, entende-se que seja todo ensinamento que não está nas Escrituras e de lá não foram extraídas, mas devido ao carisma apostólico, tem peso tanto quanto a Palavra.
Não podemos deixar que hoje, a tradição surja novamente entre a Palavra do SENHOR e tenha tanto peso quanto ela.
O que estão a ensinar novamente e nos pulpitos é que "Não é necessário que todos os ensinamentos estejam na Bíblia; esta atitude é inclassificada (exigir que estejam é legalismo) pois muitas verdades não estão nas Escrituras e por isso não necessitam estar documentadas na palavra do SENHOR".
Perguntamos: A Palavra do SENHOR é que perde sua Primazia entre os Filhos de Deus, ou a palavra do homem é que é exaltada numa posição semelhante à PALAVRA?
Um ou outro fator é contrário à Palavra.
Cuidadosos! Isto é o que devemos ser.
Criteriosos. Lutemos contra o erro e o engano.
Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails